RÁDIO INCONFIDÊNCIA FESTEJA ANIVERSÁRIO E COMEMORA COM CONCERTO DE MÁRCIO BORGES E CLAUDIA CIMBLERI EXECUTADO PELA ORQUESTRA SINFÔNICA, COM TRANSMISSÃO AO VIVO

RÁDIO INCONFIDÊNCIA FESTEJA ANIVERSÁRIO E COMEMORA COM CONCERTO DE MÁRCIO BORGES E CLAUDIA CIMBLERI EXECUTADO PELA ORQUESTRA SINFÔNICA, COM TRANSMISSÃO AO VIVO

Arte e cultura Institucional Sua rádio

Espetáculo é transmitido, ao vivo, no programa Harmonia, da Rede Minas, e na Inconfidência AM e FM, neste domingo (24)

A Rádio Inconfidência completa 87 anos este mês e comemora a data com concerto da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais executando Márcio Borges. O programa Harmonia, da Rede Minas, leva a festa para a tela da TV mostrando a apresentação ao vivo, direto do Parque Municipal Américo Renné Giannetti, em Belo Horizonte, neste domingo (24), às 10h30. A transmissão também é garantida para os ouvintes pela rádio na AM 880 e FM 100,9.

Sob regência do maestro convidado Marcelo Ramos, a OSMG se apresenta em um dos principais cartões-postais da capital mineira executando Suíte do Cigano. A música marca a estreia de Márcio Borges na cena erudita. Conhecido como letrista do movimento Clube da Esquina, Borges ousou ao criar, por meio de software virtual de orquestração, a composição. Na trama, a saga de um cigano mágico responsável pelo dom da escrita ofertado a um poeta terreno. Ele apresenta suas proezas, facetas místicas, origens e prodígios através dos nove movimentos instrumentais que compõem a Suíte.

Crédito: Paulo Lacerda.

Todo o trabalho foi feito por Borges durante a pandemia, período em que o compositor estava em seu sítio, na Serra da Mantiqueira. Passado o isolamento, entregou a partitura à maestra e professora Claudia Cimbleris, que imprimiu no trabalho toda a sua expertise nas técnicas de composição e orquestração clássicas, mantendo as ideias originais. Além da experiência acadêmica e das orquestras, Cimbleris trabalhou com artistas como Bibi Ferreira, gravou CDs e compôs diversas trilhas sonoras.

O Gigante do Ar

No dia 3 de setembro de 1936 foi ao ar, no prédio da Feira Permanente de Amostras, em Belo Horizonte, a Inconfidência AM. Pioneira, foi a primeira emissora de Minas Gerais e, acredita-se, do Brasil, a transmitir, de outro país, uma copa do mundo de futebol. A rádio também conta com um dos programas mais antigos e tradicionais do mundo: A Hora do Fazendeiro. Dos seus microfones, saíram radionovelas, orquestras e artistas que ganharam o palco no Brasil e no mundo, como Carmen Miranda, Nelson Gonçalves, Clara Nunes e o maestro Juvenal Dias.

Avante no tempo, a rádio chegou à FM no 2 de fevereiro de 1979. Em junho de 2017, a rádio se moderniza e ganha nova sede, no Centro de Cultura Presidente Itamar Franco, ao lado da Rede Minas e da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Ao lado da Rede Minas, a Inconfidência faz parte da Empresa Mineira de Comunicação (EMC). Este ano, a rádio passou por mais um processo de inovação e agora disponibiliza todo o seu conteúdo, também, por meio de aplicativo para Android e iOS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.