Notícias

Confira as últimas notícias

a- A+
Artigo:

FOTO:Divulgacao 

DISPONÍVEL EM PODCAST 

CLIQUE E OUÇA 

 

Marcelo Xavier (Ipanema19 de maio de 1949) é um artista plástico autodidata brasileiro. Reside atualmente em Belo Horizonte.

Tem 21 livros publicados. Vários receberam premiações, [ dentre elas estão o Prêmio Jabuti, em 2001, para "Festas", na categoria Ilustrações e de melhor ilustrador, em 1994, para "Asa de Papel".

É formado em Publicidade pela PUC Minas e artista plástico autodidata. Já fez muitas coisas na vida. Ilustrou livros, criou e realizou inúmeros projetos gráficos, produziu e dirigiu programas para a televisão, trabalhou em publicidade, com cenografias, figurinos e adereços para espetáculos de teatro, música, dança e carnaval.

O trabalho com ilustração tridimensional, que desenvolve desde 1986, é uma síntese de tudo isso: personagens e objetos de cena são moldados em massa plástica, montados em pequenos cenários e fotografados.

 

Com o livro "Truques Coloridos", só com imagens feitas com massinha de modelar, estreou como autor para crianças. Entre suas obras estão "O dia a dia de Dadá", "Tem de tudo nesta rua""Asa de papel""TOT""Se criança governasse o mundo", que se tornaram bastante conhecidas do público e receberam importantes premiações como: Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro (1994, 2001, 2005); Prêmio APCA - Associação Paulista dos Críticos de Arte (1990, 1993); Prêmio da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (1987, 1990, 1993, 1998, 2001); Prêmio da Associação Brasileira de Escritores (1997). São, ao todo, 21 livros, sendo 16 infantis. Alguns publicados em inglês e espanhol. Um deles ("Se criança governasse o mundo") já está disponível em versão eletrônica. Tanta produção coloca Marcelo Xavier como o autor de maior vendagem do selo Formato, da Editora Saraiva.

A aproximação com o público infantil acabou promovendo um intenso envolvimento do autor com a Arte Educação, sobretudo nas oficinas de modelagem para crianças e professores realizadas por todo o país. Nelas, Marcelo busca mostrar os caminhos encantados e extremamente simples da modelagem com massinha. Os participantes são estimulados, pela observação das ilustrações tridimensionais dos livros, a se entregarem a um exercício de criação individual, fazendo um boneco de massinha a partir das orientações do autor.

Classificação: 0.00 (0 votos) - Classifique esta notícia -
Marcar este artigo como favorito neste site
                      twitter
Cadastre-se no portal para usufruir todos os recursos do site. Se você já possui uma conta, faça o login ou crie uma nova conta