Notícias

Confira as últimas notícias

Ouça A rádio FM
Aquarela Brasileira Waleska Falci 14:00 - 18:00
Ouça A rádio AM
Roda de Samba Cristiano Batista 16:00 - 18:00
a- A+
Artigo:
em 13.05.19. ( 321 leituras ) Programação Rádio Inconfidência

O programa recebe o cantor, compositor e instrumentista Mateus Aleluia
 

Estúdio Vivo do próximo domingo, 19 de maio, recebe o cantor, compositor e instrumentista Mateus Aleluia.

Natural de Cachoeira, na Bahia, Mateus Aleluia é remanescente do grupo vocal Os Tincoãs e autor deste projeto cujo enredo tem como foco a mestiçagem artística cultural brasileira, ressaltando como o fio condutor deste processo a cultura e história da África.

Nos três antológicos discos gravados entre 1973 e 1977, o grupo Os Tincoãs combina harmonias vocais imbricadas, percussão afro-brasileira e, a partir do segundo álbum, arranjos para orquestra de músicos como João Donato e Oberdan Magalhães, da Banda Black Rio. Este legado está materializado no projeto Nós, os Tincoãs  - livro com textos de autoria de Martinho da Vila, Capinam, Carlinhos Brown, Letieres Leite e Adelzon Alves, dentre outros, selecionados por Gringo Cardia e acompanhado dos CDs remasterizados.

Para justificar a linha de trabalho conduzida por Mateus Aleluia, neste seu retorno de Angola, onde viveu desde 1983, torna-se imperativo falar sobre o trabalho do grupo a partir dos anos 60, e registrado em disco na década de 70/80. Quando retorna de Angola, no início dos anos 2000, Mateus Aleluia retoma a carreira musical. Após um período ministrando palestras e shows sobre o afro-barroco — linguagem que atravessa toda a sua criação — lança seu primeiro disco solo, Cinco Sentidos, em 2010. “Fogueira Doce”, segundo disco solo chega para consolidar a obra de um artista que, apesar de difundir tradições e memórias de um tempo antigo, não retira os olhos do presente.

O programa começa às 22h, na Brasileiríssima e pelo site. Confira!

[Foto: Vinícius Xavier]

Outras edições do programa: www.inconfidencia.com.br/estudiovivo
Publicar no Twitter Imprimir Enviar artigo para um amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Marcar este artigo como favorito neste site
                      twitter
Cadastre-se no portal para usufruir todos os recursos do site. Se você já possui uma conta, faça o login ou crie uma nova conta