Notícias

Confira as últimas notícias

Ouça A rádio FM
Aquarela Brasileira Waleska Falci 14:00 - 19:00
Ouça A rádio AM
Roda de Samba Cristiano Batista 16:00 - 18:00
a- A+
Artigo:
em 28.01.19. ( 983 leituras ) Programação Rádio Inconfidência

Rádio Inconfidência FM comemora 40 anos com programação especial no dia 4 de fevereiro
 
 
Personagens históricos da emissora estarão ao vivo na Brasileiríssima durante todo o dia; Iepha-MG abriu estudo para a instituição se tornar patrimônio cultural dos mineiros
 
Uma história que é reflexo da cultura produzida em Minas Gerais há 40 anos. Criada no ocaso da ditadura civil militar, fruto do contexto de reabertura política gradual, a rádio 100,9 Brasileiríssima (como ficou conhecida a Inconfidência FM) surgiu com vocação revolucionária ao propor uma programação musical somente com canções brasileiras, em tempos nos quais as FM's começavam a ser dominadas pelo pop/rock norte-americano. De lá para cá a Brasileríssima atravessou várias mudanças de governo, mas conservou o seu DNA artístico. As quatro décadas da emissora completadas exatamente no próximo dia 2 de fevereiro serão festejadas com uma programação especial, em 4 de fevereiro, segunda-feira, durante o todo dia, com a presença de personagens importantes na trajetória da emissora mineira.

Além disso, a data marca o início de uma série de ações que acontecerão ao longo do ano, que vão destacar a importância, a memória e os caminhos percorridos pela Brasileiríssima em seus 40 anos de comunicação pública.

Para celebrar a efeméride, a rádio vai receber ao vivo, no dia 4 de fevereiro, em seus estúdios, artistas, jornalistas, radialistas e produtores que ajudaram a compor a história da emissora belo-horizontina. A programação comemorativa inicia-se no Trem Caipira (4h às 7h) e passa por atrações da rádio como Estúdio 100,9 (7h às 10h), Casa Aberta (10h às 12h), Bazar Maravilha (14h às 16h), Almanaque Brasil (16h às 18h) e até ao programa A Noite Vai Ser Boa (20h às 22h).

Os apresentadores vão dialogar e dividir o microfone com Toninho Horta, Titane, Sérgio Pererê, Célio Balona, Claudinê Albertini (primeiro coordenador da rádio) e outros nomes que serão confirmados nos próximos dias. Os músicos vão cantar e tocar no estúdio musical “Flávio Henrique”, que conta com piano, bateria, amplificadores e toda uma estrutura para apresentações. Todas as participações serão ao vivo e os ouvintes vão poder interagir por meio das redes sociais e assistir à programação pelo canal da rádio no youtube.

Sobre o restante do ano, a Brasileiríssima realizará um trabalho que vai reavivar sua memória. Entre outras coisas, a emissora vai divulgar em seus canais de informações vídeos-documentais com depoimentos inéditos de alguns de seus personagens marcantes em seus 40 anos. Estão previstas também exposições com peças de seus acervos e outras iniciativas que vão aproximar o ouvinte da história da emissora.

Com ouvidos no futuro, a Brasileiríssima ampliou recentemente a diversidade de sua programação e abriu espaço para batidas musicais e manifestações artísticas que pediram passagem nos tempos atuais como o rap, a música independente, a cultura LGBT e os cantos indígenas. A música instrumental, por exemplo, com imensa produção em Belo Horizonte nos últimos anos, ganhou espaço na grade de programação há algum tempo. Estar atenta aos sinais é a premissa da emissora que se renova todos os dias.

Ao chegar aos 40 anos, a Brasileiríssima amadurece sua missão de divulgar a cultura mineira, tentando mixar tradição e modernidade, tendo como base os princípios da comunicação pública e como objetivo o fortalecimento de sua intimidade com o ouvinte mineiro.
 
Patrimônio
O Conselho Estadual do Patrimônio Cultural de Minas Gerais (Conep) abriu em 19 de dezembro de 2018 o processo de estudo para reconhecimento da Rádio Inconfidência como patrimônio cultural de Minas Gerais. Para registrar o fato, o quadro IEPHA: Memória Viva de Minas, que vai ao ar na Inconfidência AM 880 iniciou no programa “Revista da Tarde” uma série sobre a história da rádio, criada em setembro de 1936, e os fatores que reforçam a relação da emissora com os mineiros.
 
A Rádio Inconfidência AM foi fundada em 3 de setembro de 1936 e é a primeira emissora radiofônica pública do país. Entre outras coisas, pela rádio trabalharam nomes de projeção nacional como Clara Nunes, Zacarias, Fernando Brant, Gonzaguinha, Murilo Rubião, Wander Piroli e muitos mais. Ainda hoje, entre os destaques da grade de programação está “A Hora do Fazendeiro”, programa atualmente veiculado na AM 880 de segunda a sexta-feira, das 17h às 18h30. Ele é o programa de rádio há mais tempo no ar, ininterruptamente, em todo o Brasil.
 
Programação especial de 40 anos
Trem Caipira - Pereira da Viola, Wilson Dias e Carlos Felipe
Estúdio 100,9 - Ladston do Nascimento
Casa Aberta - Célio Balona, Marilton Borges, Toninho Horta e Claudinê Albertini
Bazar Maravilha - Pato Fu
Almanaque Brasil - Titane, Sergio Pererê, Ana Cristina e Maurício Tizumba
A Noite Vai Ser Boa - Pedro Morais, Marina Machado e Affonsinho

Ouça pela FM 100,9 ou pelo www.inconfidencia.com.br

Ouça também a Playlist Brasileiríssima 40 anos no Spotify: www.goo.gl/H26tSZ


[Foto: Anúncio do lançamento da Brasileiríssima em 1979/Reprodução]
Classificação: 0.00 (0 votos) - Classifique esta notícia -
Marcar este artigo como favorito neste site
                      twitter
Cadastre-se no portal para usufruir todos os recursos do site. Se você já possui uma conta, faça o login ou crie uma nova conta