Notícias

Confira as últimas notícias

a- A+
Artigo:
A escritora e jornalista fala do lançamento do livro "Pena de Aluguel" no projeto Sempre Um Papo
 

Cristiane Costa no Viamundo
Sempre Um Papo recebe, integrando o ciclo de debates Nova Literatura Brasileira, a escritora Cristiane Costa para debate e lançamento do livro Pena de Aluguel (Ed. Companhia das Letras). O evento acontece nesta quarta-feira, 16 de outubro, às 19h30, na Sala Juvenal Dias do Palácio das Artes, com entrada gratuita. 

O jornalismo ajuda ou atrapalha a atividade literária no Brasil? A pergunta que o escritor e jornalista João do Rio fez aos principais intelectuais brasileiros em 1904 é o ponto de partida desta história da encruzilhada entre literatura e jornalismo no país. Cem anos depois da enquete de João do Rio, publicada no livro O Momento Literário, Cristiane Costa levou a questão a 32 escritores jornalistas contemporâneos e reconstruiu a ponte entre os dois momentos literários. 

Entre 1904 e 2004, boa parte dos escritores brasileiros buscou seu ganha-pão nas redações de jornais e revistas. Ao alugarem sua pena, levaram técnicas, práticas e ideias de um campo para o outro: modernizaram o texto da imprensa e injetaram elementos da linguagem jornalística na ficção e na poesia. Cristiane Costa faz dessa zona de fronteira – onde se cruzam questões culturais, econômicas, sociais, literárias, jornalísticas e do mercado editorial – um ângulo privilegiado (e ainda pouco explorado) para observar a história da imprensa e da literatura no Brasil. 

Viamundo vai ao ar às 12h nas ondas da Rádio Inconfidência FM 100,9 - Brasileiríssima, ou pela rádio online.
Classificação: 0.00 (0 votos) - Classifique esta notícia -
Marcar este artigo como favorito neste site
                      twitter
Cadastre-se no portal para usufruir todos os recursos do site. Se você já possui uma conta, faça o login ou crie uma nova conta