Notícias

Confira as últimas notícias

a- A+
Artigo:
em 16.04.12. ( 1011 leituras ) Notícias do mesmo autor Cultura
Escritor fala sobre seu mais novo romance histórico, “Despojos: a festa da morte na Corte”, no programa desta terça-feira  

 

Despojos: a festa da morte da CorteO escritor mineiro Benito Barreto lança o romance histórico Despojos: a festa da morte na Corte, em que encerra sua reconstrução ficcional da Conjuração Mineira de 1789, tema da tetralogia Saga do Caminho Novo. O lançamento acontece neste terça-feira, 17 de abril, a partir das 19h, na Academia Mineira de Letras.

A nova obra é dividida em três partes e fala sobre A batalha do breu, que encerrou a Inconfidência Mineira, em termos de resistência, de ressonância, de ecos. Os inconfidentes estão todos presos, exceto Padre Rolim, que está sumido e presumivelmente estaria comandando as hordas de garimpeiros armados que ficam girando por ali, tentando fazer contato com os revoltosos. Então o governador, o Visconde de Barbacena, chega à conclusão de que aquilo é uma forma de sobrevivência da Inconfidência e que precisa apanhar, em uma operação militar, o Padre Rolim e esses bandos. Essa guerra é importante porque ele quer ser vice-rei, então a vitória para ele tem que ser completa.

Segundo o autor, “a festa da morte” são apenas dois ou três dias. A Coroa Portuguesa lavra a sentença e programa a execução, tudo isso do dia 18 até o dia 21 de abril. É a maior festa de todos os tempos na vida colonial do País. A ideia é assinalar, com alegria e requintes de luxo e riqueza, a glória de Portugal por fazer justiça ao infiel traidor que ousou contestar o poder da Coroa. E a cidade entra nesse clima: as pessoas e as ruas se enfeitam, os palacetes se enchem de cortinados e tapeçarias, expõem tudo o que tem de mais rico, de melhor, de mais lindo, as bandas tocam, os sinos fazem orquestração, os navios apitam, os canhões atiram... tal como se ganhara Portugal uma batalha de vida ou morte ou salvara-se o Brasil de arder no inferno.

Viamundo vai ao ar às 12h na Rádio Inconfidência FM 100,9 - Brasileiríssima - e pela rádio online.

Classificação: 0.00 (0 votos) - Classifique esta notícia -
Marcar este artigo como favorito neste site
                      twitter
Cadastre-se no portal para usufruir todos os recursos do site. Se você já possui uma conta, faça o login ou crie uma nova conta