Notícias

Confira as últimas notícias

a- A+
Artigo:
Viamundo destaca o lançamento de conjunto de obras que retrata a história dos moradores das comunidades ribeirinhas do Rio São Francisco 

 

O jornalista Gustavo Nolasco e o fotógrafo Leo DrumondO jornalista Gustavo Nolasco e o fotógrafo Leo Drumond percorreram todo o Velho Chico e lançam conjunto de obras que retrata a história dos moradores das comunidades ribeirinhas: Os Chicos - Prosa e Fotografia.

O lançamento acontece nesta segunda-feira, 17 de outubro, às 19h30, na Academia Mineira de Letras, em Belo Horizonte.


Iniciado em 2007, o Projeto Os Chicos nasceu com o objetivo de relatar a história do rio São Francisco por uma ótica até hoje pouco explorada: a partir da percepção de seus personagens, da narrativa das próprias pessoas que vivem às suas margens. O jornalista e o fotógrafo percorreram as margens do rio, passando pelos estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas.

As experiências humanas, sociais e culturais que os ribeirinhos quiseram mostrar aos autores foram o caminho escolhido para construir uma nova forma de falar sobre a combinação de um bem natural e a necessidade do homem de transmitir, pela oralidade, sua cultura para as novas gerações.

Com base nas histórias que os ribeirinhos quiseram contar, surgem as duas publicações: Os Chicos – Prosa e Os Chicos – Fotografia. Duas leituras poéticas e históricas da sociedade que habita as margens do rio São Francisco.

No lançamento da publicação, também haverá exibição do curta-metragem Os Chicos.

 

Para falar mais sobre o projeto, Viamundo desta segunda-feira conversa comum dos autores, o jornalista mineiro Gustato Nolasco. O programa vai ao ar às 12h nas ondas da Rádio Inconfidência FM 100,9 - Brasileiríssima - e pela rádio online.

Classificação: 0.00 (0 votos) - Classifique esta notícia -
Marcar este artigo como favorito neste site
                      twitter
Cadastre-se no portal para usufruir todos os recursos do site. Se você já possui uma conta, faça o login ou crie uma nova conta